CAMPANHA MANIFESTE-SE

É AGORA OU NUNCA!
O Ministério Público já entrou em ação civil pública (NUMERAÇÃO ÚNICA: 0032926-92.2010.8.13.0148 / LAGOA SANTA) contra a prefeitura e os empreendedores que planejavam construção de hotéis na Orla da Lagoa Central. Agora vamos usar a criatividade e manifestar nossa opinião (em adesivos, faixas, comentarios na internet, cartazes em pontos comerciais, camisetas...) para mostrar à Justiça que a cidade exige que ela cumpra o seu papel e faça valer o Tombamento da Lagoa Central e impeça a construção desses hotéis que representam o começo de uma ocupação que, se permitida, vai acabar com nossa lagoa e descaracterizar a cidade!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pedala Lagoa

Foto: Elisa Gazzinelli

Mobilidade por bicicletas é saúde, ecologia, desenvolvimento, qualidade de vida.
Quando pensamos no crescimento rápido da cidade, uma das preocupações é a perda da identidade do lugar. Para que isso não aconteça temos que pensar nas suas características, e buscar mantê-las, mesmo com o crescimento.
Uma forte característica de Lagoa Santa é ser uma cidade-veraneio. O hábito que temos de pedalar combina muito com esse espírito de verão e pode ser mantido com o crescimento. No entanto, o aumento do trânsito sem ciclovias para os ciclistas tem tornado perigoso esse hábito saudável e as bicicletas tem diminuído nas ruas. Enquanto cidades do Brasil e do mundo incentivam este hábito, nós estamos acabando com ele.
Os bons exemplos são muitos: Copenhague, Utrech,Toronto, Joinville, Ipatinga, Rio de Janeiro...( http://www.euvoudebike.com/category/forum-de-ideias/).Em Curitiba o sistema de ciclovias liga os parques da cidade, em Paris você aluga a bicicleta em um ponto da cidade e pode deixar em outro.
Um novo plano viário será instalado em Lagoa Santa, avenidas serão alargadas e estão sendo criadas novas vias estratégicas. Infelizmente o plano, por enquanto, não contempla ciclovias. Como sensibilizar nossos administradores para essa questão?
Podemos criar uma lei que manifeste o interesse da população no assunto e imponha que toda nova reforma e criação via de trânsito rápido contemple ciclovias. Podemos fazer este projeto por iniciativa popular! Nossa Lei Orgânica estabelece que no mínimo 5% do eleitorado das últimas eleições deverão assinar o projeto de lei, o que dá em torno de 1700 assinaturas de eleitores.
Goiania fez isso e a lei foi aprovada. Vale a pena ler http://www.bicicletada.org/Goiania
Não adianta ter ciclovias se não houver espaço para guardar nossas bicicletas, a lei de Goiania propõe a criação de guarda bicicletas em locais estratégicos, que podem ser explorados pela iniciativa privada, mas o preço não pode ultrapassar o valor de 1/2 tarifa da passagem mais barata de onibus local.
Estamos elaborando o projeto de Lei "Pedala Lagoa" que regula o sistema cicloviário de Lagoa Santa. O que vocês acham? Desde já, estamos cadastrando ciclistas e pessoas interessadas em apoiar essa iniciativa.
VAMOS LUTAR PELA CIDADE QUE A GENTE QUER!

Um comentário:

  1. Entrei no site... mas la nao tem como fazer a assinatura virtual. Acredito que o manifesto é super válido mas tem que facilitar a adesão. Este site que envio faz manifetações pelo mundo e a forma de adesão ou de assinatura é virtual. Assim conseguem milhares de assinatura facilmente. Pensem nisso. http://avaaz.org/po/

    (Post deixado por Ivan Ervilha no Facebook "O Melhor de Lagoa Santa")

    http://www.facebook.com/home.php?sk=lf#!/melhordelagoasanta

    ResponderExcluir