
Dia 31 de julho, domingo, acontece a bicicletada promovida pelo Pedalagoa que marca o início da coleta de assinaturas para o primeiro Projeto de Lei de Iniciativa Popular de Lagoa Santa: Pedala Lagoa. Os bicicleteiros vão se encontrar no condomínio Vivendas as 8:30 irão para orla da lagoa, passando pela 'Boca do Rancho' e depois darão uma volta e meia na lagoa e finalizarão o passeio (estimado para 9:30 h) em frente ao Restaurante Maracujá. No local haverá exposição fotográfica: “Pássaros de Lagoa Santa” de Bruno Lourenço, terá uma roda de capoeira do grupo... e será aberto o início das assinaturas dos eleitores e apoiadores do projeto. Os iniciantes, e aqueles que preferirem, poderão parar em frente ao restaurante na primeira volta.
A proposta do projeto de lei Pedala Lagoa dispõe sobre o uso da bicicleta e o sistema cicloviário no município de Lagoa Santa, visando alcançar a utilização segura da bicicleta como veículo de transporte alternativo no atendimento as demandas de deslocamento e lazer da população. O sistema cicloviário abrange ciclovias, ciclofaixas, estacionamento de bicicletas, bicicletários e a integração com outras formas de transporte. Para apresentar o projeto para aprovação na Câmara Municipal serão necessárias assinaturas de 5% do eleitorado na última eleição, ou seja 1781 eleitores de Lagoa Santa. São destaques da proposta: implantação de bicicletários pela iniciativa privada mediante licitação, a obrigatoriedade de implantação de ciclovias, ou ciclofaixas, ou faixas compartilhadas nas novas vias de transito principais (vias arteriais ou coletoras) e a meta para 2020: Lagoas, parques e principais praças de Lagoa Santa interligados pelo sistema cicloviário.
O Projeto de Lei Pedala Lagoa é uma inciativa do movimento Abrace Lagoa Santa e do grupo de ciclistas Pedalagoa que acreditam que com esse projeto estão contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Lagoa Santa, já que o ato de pedalar une saúde, lazer, esporte e preservação do meio ambiente. Além disso apostam que o desenvolvimento do uso da bicicleta na cidade será um meio de fortalecer nossa identidade, porque está aliado a uma característica de Lagoa Santa: ser uma cidade-veraneio. O hábito que temos de pedalar combina muito com esse espírito de verão e pode ser mantido mesmo com o crescimento da cidade.